A COOTRACAM em parceria com o Sindicato dos Estivadores e com a Sagres Agenciamentos Marítimos recebeu no último final de semana uma comitiva da unidade operacional de Guaíba, da CMPC. O encontro aconteceu no galpão crioulo da Cootracam, visando estreitar laços para fortalecer e qualificar as operações portuárias de celulose no Porto do Rio Grande.
A COOTRACAM e Sindestiva estão mobilizadas em perenizar as operações de celulose em Rio Grande, alinhando alta eficiência e mantendo o padrão de qualidade. A intenção é buscar ganho de competitividade, com uma operação equilibrada, remuneração justa aos trabalhadores e com custos competitivos ao exportador.
Alinhados a estes esforços a CMPC e a SAGRES tem buscado qualificar ainda mais as operações, investindo em novos equipamentos, como as empilhadeiras elétricas, alinhando sustentabilidade às operações e buscando consolidar a movimentação do volume adicional produzido na fábrica em Guaíba, através do Porto do Rio Grande. Além disso, a intenção é investir em infraestrutura, com estudo de alternativas para uma futura área dedicada à movimentação de celulose.
Em setembro deste ano a COOTRACAM, Sagres e Sindiestiva estiveram visitando a unidade da CMPC em Guaíba, onde puderam conhecer a ampliação da Fábrica e o Projeto Bio CMPC, que incrementa em 400.000 toneladas de celulose à produção fabril. Na oportunidade conheceram também o Terminal Portuário, localizado dentro da própria planta.