Iniciativa garante mais segurança nas operações portuárias.
A Cooperativa de Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas do Rio Grande (COOTRACAM) deu início em janeiro, a uma série de cursos de capacitação voltados à segurança nas operações com caminhões de caçamba basculante.
Com carga horária de 8 horas entre teoria e prática, o curso dá direito a certificado e carteirinha de operador de carreta basculante. Até o momento, 250 motoristas já foram qualificados, a intenção é formar todos os 450 motoristas cadastrados na cooperativa.
Este é mais um importante passo para garantia de segurança e qualificação profissional para quem atua principalmente nas operações portuárias em Rio Grande, como destaca o diretor-geral do Cootracam, Grégori Rios: “Somos a primeira empresa de transporte atuando no Porto do Rio Grande, que oferece esta qualificação profissional e prepara os caminhoneiros para este tipo de operação”.
Popularmente conhecidos como caminhões-caçamba, suas carrocerias podem ser erguidas para facilitar o descarregamento do veículo. O caminhão basculante, ou caminhão-caçamba, tem como característica principal a capacidade de erguer sua carroceria, facilitando o descarregamento, uma vez que a carga transportada é retirada pela ação da gravidade. Além de proporcionar mais agilidade e facilidade na carga e descarga, ele também comporta um grande volume de carga. Na Cooperativa este tipo de caminhão atende todos os tipos de granéis sólidos.